2. Perfil Populacional

A população que se encontra atrás das grades no Brasil tem idade, cor, procedência e gênero. Embora tenhamos a terceira maior população prisional do mundo, a pequena variabilidade de perfis sócio demográficos entre a população prisional demonstra que existe uma parcela da população brasileira que compõe o alvo prioritário do Sistema de Justiça Criminal.

Os dados do Levantamento de Informações Penitenciárias – Infopen mostram que os jovens e as pessoas negras compõem, historicamente, a maior parcela da população prisional. As mulheres, por sua vez, representam o grupo populacional que, isoladamente, mais cresce dentro do sistema prisional, em uma curva de crescimento que não se compara à de nenhum dos países que mais encarceram no mundo.

Para formulação de dados sobre perfil da população prisional no Brasil são utilizados os dados do Infopen, que são informados diretamente pelos responsáveis pelas unidades prisionais ao Departamento Penitenciário Nacional. A maior parte das Página | 8informações sobre perfil são extraídas dos registros internos dos estabelecimentos penais sobre sua população e cadastradas pelos responsáveis, o que pode representar determinadas limitações metodológicas, especialmente quando se trata de informações que deveriam ser autodeclaradas pela pessoa privada de liberdade, como é o caso do gênero e da raça, cor ou etnia.